(41) 3538-8344 | (41) 99776-8104 atendimento@maistrasso.com.br

Estampas E Texturas – Como Escolher Os Detalhes Na Decoração De Sala

Por Mais Trasso

Por que decorar ambientes?

De uma maneira ou de outra, os ambientes já são decorados. Isso porque o estilo de um ambiente, bem como o conforto dele, está intimamente ligado aos itens e cores que estão dispostos no local.  

Nesse sentido, almofadas, cortinas, tapetes e sofás podem deixar o ambiente mais agradável. E não é só isso, os tecidos usados nos itens dos ambientes também podem dizer muito sobre ele e serem determinantes no nível de bom gosto do local.  

Assim, estar atento à decoração dos ambientes é se preocupar com o conforto e o bem-estar dos que habitam ou visitam o local.  

A importância do tecido na decoração de sala 

Muito além das cores de paredes e de quadros, os tecidos podem e devem ser usados como parte da decoração de sala ou de algum outro ambiente. Quando usados como revestimento em sofás, almofadas e até mesmo paredes e móveis, eles trazem um charme a mais para o visual do local.  

Trata-se de uma tendência que vem ganhando espaço. Prova disso são as feiras internacionais que já trazem diversas inovações do uso de tecidos para a decoração de ambientes.  

Embora seja um material bastante versátil, é preciso ter cautela ao combinar não só as cores, mas também as texturas dos tecidos. As estampas também podem ser utilizadas de modo que o ambiente fique mais confortável aos olhos, mas é importante tomar cuidado com os exageros.  

Como combinar os tecidos na decoração 

Se engana quem pensa que para decorar um ambiente é preciso seguir a mesma cor ou o mesmo tom. Combinar cores e tons pode ser o diferencial do estilo do ambiente que você está decorando com tecidos.  

Atualmente, tendências como o color block combinam cores intensas, de modo que o ambiente não fique pesado e ainda assim traga um ar de sofisticação. Combinações como azul e vermelho ou rosa e amarelo caem muito bem nesse estilo e dão um ar alegre ao ambiente.  

Para um ambiente mais intimista, tons de cinza mais claros, com tons mais escuros e uma cor mais vibrante como o vermelho ou azul também caem muito bem. 

No caso das estampas, também é possível combinar. Cuidando com o exagero, florais e listras ou listras e xadrez podem aparecer de maneira harmoniosa nos diferentes tecidos usados em um ambiente.   

Já para as texturas, combiná-las com cores pode ser um pouco mais delicado. A tendência atual é trabalhar as texturas dos tecidos principalmente com cores como branco, off white, preto, cinzas, castanhos e beges. Porém, nada impede que a decoração de sala ouse e misture texturas e cores inusitadas. 

É fundamental que, antes de pensar em cores e estampas, se estabeleça um estilo para o ambiente que será modernizado. 

Essas são informações determinantes para que os tecidos entrem na decoração do espaço de maneira acertada. Exemplo disso são os veludos que podem trazer sofisticação para a sala de estar, mas que não combinam muito com quartos de bebê.